login
Apresentação Minuto Dinheiro
Publicado 01 Janeiro, 2015
Apresentação Minuto Dinheiro
Ricardo Rolim Ricardo Rolim
Educação Financeira
Comentários 0 Comentários

Olá, pessoal.

Estamos inaugurando esse espaço aqui no site Minuto Dinheiro para falar sobre um assunto que acreditamos ser muito importante: dinheiro.

O professor Jurandir Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, pioneiro na introdução da disciplina Finanças Pessoais no país, consultor do Itaú Unibanco e autor de diversos livros de educação financeira, muito bem define que “o dinheiro é muito poderoso para proporcionar prazer – e prazer é um dos componentes da felicidade. Mas a felicidade não é só resultado do prazer, e ninguém consegue ser feliz apenas por ter dinheiro. (...) Quando bem administrado, o dinheiro permite ter uma vida mais tranquila e prazerosa, permitindo que se busque mais facilmente a felicidade”. Já, quando mal administrado...

O objetivo desse espaço é justamente falar sobre a administração do dinheiro, trocar ideias, indicar livros, compartilhar experiências nossas e de outras pessoas sobre como fazer para o dinheiro render mais, como poupar e investir, como guardar e fazer render o precioso dinheirinho para realizar um sonho, como comprar uma casa maior, um carro mais novo, realizar aquela viagem tão sonhada.

Saibam, antes de tudo, que para nós que escrevemos esse blog, não existe mágica. Não existe dinheiro fácil. Desconfiem sempre daquelas ofertas milagrosas de ficar rico da noite pro dia (a não ser que seja ganhando na loteria – e para isso você tem que jogar). Também não existe uma fórmula pronta – talvez se existisse não estaríamos aqui contando. :-) 

Mas, sabe-se que existe dedicação, empreendedorismo, força de vontade, disciplina. Ah, e estudo, muito estudo. Nenhum investimento rende tanto quanto educação. Educação é o melhor investimento, sempre.

Outra coisa muito importante: sempre deixaremos claro que não somos escravos do dinheiro; nem recomendamos que ninguém seja, muito pelo contrário. Assim como os médicos recomendam uma alimentação equilibrada, o uso do dinheiro (ou do cartão de crédito) também deve seguir esse regra: equilíbrio.

Ao longo dos próximos textos aqui no blog, procuraremos trazer análises, explicar as diferenças entre caderneta de poupança, títulos de capitalização, consórcios, fundos de investimento, títulos públicos, CDB, previdência privada, fundos imobiliários, mercado de ações, etc., sempre de uma forma clara, de maneira que você possa escolher onde colocar seus recursos de forma a se planejar pro futuro. Não deixe de participar, tanto comentando aqui, como através do nosso e-mail: minutodinheiro@gmail.com .

E antes de terminar esse nosso primeiro contato, vamos nos apresentar. A equipe do Minuto Dinheiro é formada assim:

  • Ademir dos Santos Cruz é servidor público há 13 anos; formado em Ciências Contábeis, leitor habitual da literatura financeira, irá demonstrar como pode ser interessante o mundo das finanças pela ótica da Bolsa de Valores.
     
  • Márcio Correia Raimundo é servidor público federal há 22 anos e investidor da bolsa desde 2009; leitor assíduo de fóruns e portais de economia e finanças, mostrará que investir na bolsa é mais simples do que se imagina.
     
  • Ricardo Rolim Tavares é servidor público federal há 8 anos; é formado em Administração de Empresas e um curioso em investimentos no mercado de ações e no Tesouro Direto, onde mantém aplicações.
     
  • Rodrigo DAvila de Oliveira é servidor público federal há 8 anos, formado em Administração de Empresas. Investe desde 2006 no mercado financeiro e pretende compartilhar nesse espaço os conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de todos esses anos.

Até a próxima.


O texto reflete a opinião do(s) autor(es). O Minuto Dinheiro não se responsabiliza por lucros ou prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Ricardo Rolim, formado em Administração de Empresas, e um curioso em investimentos no mercado de ações e no Tesouro Direto, onde mantém aplicações.

Ademir Cruz, formado em Ciências Contábeis, é leitor habitual da literatura financeira. Pretende demonstrar como pode ser interessante o mundo das finanças pela ótica da Bolsa de Valores.

Márcio Raimundo, investidor da bolsa desde 2009; leitor assíduo de fóruns e portais de economia e finanças, pretende demonstrar que investir na bolsa é mais simples do que se imagina.

Rodrigo D'Avila, formado em Administração de Empresas. Investe desde 2006 no mercado financeiro e pretende compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de todos esses anos.

 

 

PORQUE O SEU TEMPO É DINHEIRO!
Receba novas publicações no seu email. Diretamente para você a cada semana.
Dicionário Financeiro

Digite um termo para visualizar o seu significado.