login
Como ganhar dinheiro bebendo cerveja!
Publicado 18 Junho, 2015
Como ganhar dinheiro bebendo cerveja!
Ademir Cruz Ademir Cruz
Educação Financeira
Comentários 0 Comentários

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e não é diferente aqui no Brasil. Temos muitas marcas de cerveja disponíveis no mercado: Skol, Original, Budweiser, Stela Artois, Brahma, Antartica, Bohemia, entre outras.

No Brasil o consumo de cerveja chega a 47 litros/habitante/ano. Isso mesmo: cada brasileiro consome em média 47 litros de cerveja por ano, e tem muitos países que consomem bem mais... os Alemães consomem o dobro disto e a República Checa é a campeã mundial com incríveis 158 litros/habitante/ano.

Das marcas de cervejas que temos acima, todas tem em comum o fato de serem produzidas ou comercializadas pela Ambev S/A. Empresa listada na Bovespa com o ticket ABEV3, ela é uma gigante mundial no setor de cervejas e conta também com produção de refrigerantes e isotônicos.

O fato é que diante do consumo médio do brasileiro, se você é acionista da ABEV3 e toma uma dessas cervejas citadas, está ganhando dinheiro quando bebe, pois uma parte do valor que você paga pela cerveja será convertida em dividendos que lhe remunerarão no futuro.

Para se ter uma ideia, a ABEV3 pagou quase 15 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio aos seus acionistas em 2014, o equivalente a R$ 0,8944 por ação. Se você tinha em carteira 1.000 ações da empresa, por exemplo, embolsou R$ 894,40! Pode até parecer pouco, mas já é o suficiente para tomar várias cervejas enquanto comemora a valorização da ação, não é mesmo?

Para saber mais sobre dividendos e juros sobre capital próprio clique aqui. A ABEV3 pode ser inclusive, dependendo da análise, uma boa ação para quem investe com base na estratégia conhecida como "Buy and Hold", a qual também já explicamos aqui no Minuto Dinheiro.

Sempre é bom lembrar que para ter acesso ao mercado de capitais e, consequentemente, poder comprar ações da ABEV3, você precisará ter acesso a uma corretora. No post Como Escolher Uma Corretora de Valores, a gente traz todas as informações para você escolher a que melhor se adeque ao seu perfil.

Salientamos que o pagamento de dividendos é apenas um fator quando da análise de uma empresa, existem muitos outros a serem levados em consideração. É interessante também para o investidor procurar um consultor financeiro, ele lhe dará orientações acerca dos seus investimentos lhe mostrando algumas opções.

Todavia, lembre-se: a decisão final sobre os seus investimentos deve ser sempre sua, afinal você tem que ser responsável pelas suas escolhas, pois os frutos bons ou ruins serão sempre seus!!

O Minuto Dinheiro adverte: não estamos aqui incentivando o consumo de álcool, apenas demonstrando como situações do dia a dia, como tomar uma cerveja, podem refletir na economia e também no seu bolso. Portanto, beba com moderação, mas pode comprar ABEV3 sem moderação!

Até a próxima.


O texto reflete a opinião do(s) autor(es). O Minuto Dinheiro não se responsabiliza por lucros ou prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Ademir Cruz, formado em Ciências Contábeis, é leitor habitual da literatura financeira. Pretende demonstrar como pode ser interessante o mundo das finanças pela ótica da Bolsa de Valores.

Márcio Raimundo, investidor da bolsa desde 2009; leitor assíduo de fóruns e portais de economia e finanças, pretende demonstrar que investir na bolsa é mais simples do que se imagina.

 

 

PORQUE O SEU TEMPO É DINHEIRO!
Receba novas publicações no seu email. Diretamente para você a cada semana.
Dicionário Financeiro

Digite um termo para visualizar o seu significado.