login
A caminhada para alcançar a independência financeira
Publicado 15 Setembro, 2016
Ademir Cruz Ademir Cruz
Educação Financeira
Comentários 1 Comentários

Ademir dos Santos Cruz*

A independência financeira fascina aqueles que desejam um dia conquistar o bem mais precioso do qual dispomos: o tempo. Fato é que temos um tempo limitado de vida na Terra e na maioria das vezes somos obrigados a abrir mão de boa parte deste tempo para realizar atividades que nem sempre gostamos, no intuito de conseguir os recursos necessários para manter o padrão de vida desejado. Poder escolher o que fazer, quando fazer, onde fazer é uma conquista que representa poder utilizar o tempo de vida disponível com o que mais agrada independente da renda que possa ser gerada através disso. 

 

O caminho para a independência financeira passa por etapas que devem ser identificadas, planejadas, perseguidas, conquistadas e comemoradas. Desta forma o processo se torna prazeroso e impacta de forma positiva sua vida e a de boa parte das pessoas com quem você convive. 

Partindo do marco zero: Dependência financeira

A etapa de dependência financeira é marcada pela falta de autonomia para manter seus gastos pessoais e se sustentar sem a necessidade da ajuda de outros. Todos nós começamos de uma situação de dependência de alguém. Uma criança/adolescente depende completamente dos pais. Alguns idosos dependem de seus filhos. Mesmos os adultos passam por períodos de dificuldades e acabam precisando da ajuda da família, dos amigos. Desemprego, problemas de saúde, endividamento são alguns motivos que podem levar os adultos a regredirem à etapa de dependência financeira. 

Dando o primeiro passo: Autonomia financeira

A primeira fase da independência financeira representa tornar-se financeiramente autônomo e solvente. Isso significa que suas contas estão sendo pagas em dia e que você é capaz de se sustentar com sua própria renda, sem a ajuda de outros. Para alcançar este estágio há algumas estratégias distintas que podem ser implementadas conforme a situação e o ponto de partida. Primeiro emprego, melhorias salariais, recolocação no mercado de trabalho, renegociação das dívidas são alguns exemplos do que pode ser feito para realizar a transição entre a etapa de dependência para a etapa de autonomia financeira. A etapa da autonomia financeira é então conquistada a partir do momento em que você estiver adimplente e sua renda for igual ou superior ao valor de suas despesas, o ideal é que sua renda seja superior as suas despesas para que você comece a poupar um pouco.

Começando a andar: Estabilidade financeira

A etapa da estabilidade financeira é alcançada quando você tiver a seu dispor as condições necessárias para passar por períodos de dificuldade sem colocar em risco sua autonomia financeira. Problemas inesperados acontecem como por exemplo desemprego, acidentes, problemas de saúde. Oportunidades inesperadas se apresentam e com elas vem os riscos que podem causar prejuízos ou gerar despesas extras. Você vai precisar de recursos se não quiser perder o controle de suas finanças, aumentar o endividamento e desconstituir sua autonomia financeira.

Para atingir a estabilidade financeira você deve montar um colchão de segurança (leia mais sobre isso clicando aqui) estes recursos devem ser aplicados em investimentos de liquidez diária uma vez que pode ser necessário resgatá-los a qualquer momento, embora a ideia seja nunca utilizá-los. Além disso este investimento deve ser conservador uma vez que seu fundo de emergência não deve estar exposto a volatilidades excessivas. 

Cumprido os requisitos de segurança e liquidez é desejável buscar a maior rentabilidade possível de forma que o seu colchão de segurança se torne sua primeira fonte de renda passiva. Assim, os rendimentos que superem a inflação podem ser utilizados como renda e direcionados para incrementar seus investimentos ou consumo, em conformidade com o planejamento financeiro e o orçamento pessoal estabelecidos.

Buscando uma visão ampla do caminho: Desalavancagem financeira

Alavancagem financeira significa endividamento. Se você acumula dívidas, mesmo que estejam equilibradas em seu orçamento, provavelmente você quer se livrar delas! Nem toda dívida é igual. É necessário avaliar uma a uma e planejar. Quanto mais elevados são os custos (juros e tarifas), mais alta é a prioridade para quitá-las. Mas mesmos as dívidas mais baratas devem ser quitadas e assim mais uma importante etapa rumo a independência financeira pode ser vencida.

Ser livre de dívidas significa poder desfrutar de uma maior liberdade e independência em sua vida. Não existe independência financeira com dívidas!

Correndo e mantendo o ritmo: Segurança financeira

Seu objetivo a longo prazo é dissociar as despesas inerentes ao seu estilo de vida de sua necessidade de trabalhar para pagar por elas. A etapa da segurança financeira avança neste caminho e representa ter suas despesas básicas cobertas por sua renda passiva.

Isso significa ter a segurança de que suas despesas com habitação, energia, telecomunicações, alimentação, transporte e seguros estão garantidas e você jamais passará por maiores dificuldades. Quando essas necessidades básicas da vida estão cobertas por sua renda passiva, você terá alcançado um elevado grau de segurança e estará a um passo da independência financeira.

A tão sonhada chegada: Independência Financeira

Quando todas as despesas que compõem seu estilo de vida podem ser satisfeitas com a sua renda passiva, você chegou ao ponto da independência financeira! Agora você pode escolher o que fazer com todo o seu tempo, pelo resto de sua vida. O momento mais aguardado se tornou realidade! Após anos de batalha, planejamento, disciplina, perseverança, enfim a grande meta foi atingida! Sua jornada financeira chegou ao clímax! Você pode se desligar do emprego ou continuar trabalhando. Pode executar atividades prazerosas sendo elas rentáveis ou não. Pode morar em qualquer cidade do mundo, pode passar mais tempo com a família, pode fazer o curso que sempre sonhou. Estando de acordo com seu padrão de vida, você pode fazer tudo aquilo que desejar! 

Parabéns! Você é livre para escolher! Você conquistou a independência financeira.

E você caro leitor deseja conquistar a independência financeira? já tem o seu planejamento para esse fim ? Em qual parte você está nessa alucinante jornada?

* O texto reflete a opinião dos autores. O Minuto dinheiro e o Cada Minuto não se responsabilizam por lucros ou prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Ademir Cruz, formado em Ciências Contábeis, Consultor financeiro, leitor habitual da literatura financeira, irá demonstrar como pode ser interessante o mundo das finanças pela ótica da Bolsa de Valores.

Comentários

Boa leitura e foco nos investimentos.

PORQUE O SEU TEMPO É DINHEIRO!
Receba novas publicações no seu email. Diretamente para você a cada semana.
Dicionário Financeiro

Digite um termo para visualizar o seu significado.