login
Entendendo o funcionamento da bonificação de ações
Publicado 26 Abril, 2016
Imagem de internet meramente ilustrativa.
Ademir Cruz Ademir Cruz
Ações e Opções
Comentários 0 Comentários

 

O que é a Bonificação de Ações?

Bonificação de ações é a distribuição de novas ações aos acionistas conforme a participação de cada um no capital social da empresa. O Patrimônio Líquido é aumentado pela capitalização de reservas de lucros, quando ocorre a bonificação esta reserva aumenta o capital social, sem, contudo, aumentar o patrimônio líquido, ou seja, não há aumento de Patrimônio Líquido, apenas movimentação de contas neste grupo Patrimonial. É bom lembrar que não há entrada de novos recursos na empresa acontecendo apenas aumento na base acionária derivada da bonificação, com esse aumento de ações o movimento natural é que o preço individual da ação recue no mercado, para que o valor de mercado da companhia não sofra alteração.

A Bonificação de Ações interfere na liquidez dos papéis negociados na Bovespa?

As novas ações são entregues aos atuais acionistas que já possuem a preferência, sendo assim em principio a liquidez não mudaria, diferentemente ocorreria se houvesse uma subscrição pública ou uma oferta pública de ações (OPA), pois nestes casos haveria um ingresso de novos recursos e de novos acionistas. Um dos efeitos colaterais da Bonificação é que com a queda no Preço unitário da ação há o interesse de pequenos investidores e esse movimento do mercado é benéfico a liquidez dos papéis.

O Instituto da Bonificação de Ações quando ocorrido também gera um chamado leilão de fracionárias, inclusive é obrigatório conforme a Lei 6.404/76 que rege as Sociedades por Ações no Brasil, vamos a um exemplo; imagine que o investidor possua 10 ações e a empresa decida bonificar as ações em 20%, dessa forma o investidor receberá 2 ações a cada 10 ações possuídas, todavia caso o investidor tenha 12 ações ele tem o direito de receber 2,4 ações da empresa, assim é impossível creditar estas ações, pois 1 ação é fração mínima legal admitida estes 0,4 direito de ações serão somados as frações de todos os acionistas e vendidas em um leilão sendo posteriormente creditado o valor correspondente a cada acionista.

Para os adeptos da estratégia Buy and Holder a Bonificação de ações é muito benéfica, pois o Holder aumenta a quantidade de ações e como custo distribuição é muito baixo, acaba por baixar bastante o preço médio da ação encarteirada favorecendo assim o futuro recebimento de dividendos e juros sobre o capital próprio além de novas bonificações.

Do ponto de vista Contábil a distribuição de Bonificações de Ações demonstra a força de crescimento recorrente da Empresa e as reais possibilidades de crescimento frente ao Mercado, assim este é um dos vários indicadores de saúde da empresa e da sua perspectiva de continuidade, por estas razões é sempre interessante manter as Bonificações recebidas elas irão gerar patrimônio e diversos benefícios ao investidor.

 

* O texto reflete a opinião dos autores. O Minuto dinheiro e o Cada Minuto não se responsabilizam por lucros ou prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

PORQUE O SEU TEMPO É DINHEIRO!
Receba novas publicações no seu email. Diretamente para você a cada semana.
Dicionário Financeiro

Digite um termo para visualizar o seu significado.