login
Hábitos inteligentes em casa: com práticas simples você aliviar o seu bolso reduzindo a conta de energia elétrica.
Publicado 23 Maio, 2016
Hábitos inteligentes em casa: com práticas simples você aliviar o seu bolso reduzindo a conta de energia elétrica.
Ricardo Rolim Ricardo Rolim
Educação Financeira
Comentários 0 Comentários

Hoje vamos mostrar como com pequenas práticas e mudanças de hábitos você pode reduzir sua conta de energia elétrica, melhorar o seu orçamento e também contribuir com o meio ambiente.

 

Economizando com o uso da geladeira

A geladeira é um bem doméstico de primeira necessidade, concorda? É fundamental para a conservação de alimentos. Só que mesmo sendo um equipamento aliado no seu dia, pode se tornar um vilão para o seu bolso: é que o consumo de energia elétrica da geladeira, em média, representa entre 25% e 30% da sua conta.

 

Algumas práticas que podem ajudar você economizar:

- Local de instalação: o ideal é que a geladeira seja instalada em locais ventilados, não estando encostada em paredes ou móveis, e principalmente longe da incidência de fontes de calor, como fogões e estufas.

- Geladeira não é secadora: nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar roupas.

- Se a sua geladeira não possui o recurso de degelo automático (chamado pelos fabricantes de Frost Free), o ideal é fazer o degelo com frequência.

- Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado: se não estão fechando direito, irá consumir mais energia e não conservará corretamente os alimentos, gerando mais desperdício.

- Ficar abrindo e fechando a porta repetidamente só aumentará o consumo, pois o equipamento terá que trabalhar mais. Sempre que possível, retire tudo de uma só vez.

- Evite bloquear a circulação interna de ar frio: observe se os locais de saída de ar estão obstruídos com produtos de vidro, plástico ou outros materiais.

 

 

Uso eficiente da máquina de lavar

Esse equipamento é considerado atualmente como um bem de primeira necessidade, concorda? E se bem utilizado, você pode economizar alguns reais na sua conta de água e de energia!

- Use a capacidade máxima de roupas: evite lavar roupa aos poucos, pois você está gastando mais água, mais sabão, mais amaciante e mais energia elétrica. O correto é ligar a máquina quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante.

- Limpeza do filtro: o filtro entupido faz com que o motor passe a trabalhar mais, consumindo mais energia elétrica.

- Quantidade correta de sabão: evite colocar sabão além do recomendado, assim você não terá a necessidade de repetir a operação de enxaguar e economiza água e energia elétrica.

 

É difícil? Acredito que não. São pequenos hábitos, seu bolso agradece!

 

Até a próxima.

PORQUE O SEU TEMPO É DINHEIRO!
Receba novas publicações no seu email. Diretamente para você a cada semana.
Dicionário Financeiro

Digite um termo para visualizar o seu significado.