login
Vale a pena antecipar o valor da restituição do IR?
Publicado 13 Abril, 2016
Ricardo Rolim Ricardo Rolim
Educação Financeira
Comentários 0 Comentários

A restituição do imposto de renda é esperada na maioria das vezes com grande expectativa, visto que a maioria das pessoas já tem uma destinação específica para dar ao dinheiro: pode ser um complemento para trocar de carro, para fazer uma viagem ou ainda reformar a casa, por exemplo. Muita gente também usa o valor da restituição para quitar dívidas.

Pensando nesse grande contingente de pessoas que ansiosamente aguardam receber o valor da restituição, os bancos oferecem a possibilidade de antecipação do valor a restituir, na forma de empréstimo. Pode ser um bom negócio, porém pode ser mais uma péssima armadilha. É que na verdade o banco está emprestando o valor, obviamente cobrando juros por isso. Veja que os maiores bancos brasileiros oferecem para seus clientes essa possibilidade: Banco Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Itaú.

Se você está com o orçamento comprometido, devendo ao banco (cheque especial) ou pagando os altos juros do cartão de crédito, antecipar pode ser um bom negócio, visto que, provavelmente, o valor dos juros cobrados pelo empréstimo da antecipação do valor do imposto de renda são menores que os juros cobrados pelos mesmos bancos no cheque especial e pelas administradoras de cartão de crédito.

Importante: se o seu orçamento está controlado, em primeiro lugar parabéns! Saiba que por mais que possa parecer tentador antecipar o valor da restituição, recomenda-se paciência e aguardar a Receita Federal efetuar o crédito do valor na sua conta informado quando do envio da declaração. Nesse caso, um bom destino para os recursos seria aplicar no Tesouro Direto.

Vale lembrar que o valor da restituição é corrigido pela taxa SELIC e que recebe antes quem declarou primeiro. Se você ainda não enviou sua declaração (o prazo vai até 30/04), muito provavelmente sua restituição vai ficar para o final da fila (e estou considerando que você não vai cair na malha fina).

 

Até a próxima.

PORQUE O SEU TEMPO É DINHEIRO!
Receba novas publicações no seu email. Diretamente para você a cada semana.
Dicionário Financeiro

Digite um termo para visualizar o seu significado.